Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

My cup of tea

"You can never get a cup of tea large enough or a book long enough to suit me" C. S. Lewis

My cup of tea

"You can never get a cup of tea large enough or a book long enough to suit me" C. S. Lewis

Uma paixão chamada livros #1

Este é o primeiro post de 41 inteiramente sobre livros. E autores. E personagens. E hábitos literários. Vai ser mais de um mês, todos os dias, de segunda à sexta, às 15h, a falar de livros. Sinto-me entusiasmada e com um receio tramado de não ser capaz. Vamos a isto.

1. Top 5 dos livros lidos

Eu, que assumidamente, gosto muito de ler, fico sempre embaraçada quando me perguntam o meu livro preferido. Já li tanta coisa (não tanta, nem de longe, como os números loucos e invejáveis da Magda), que me trouxe coisas tão boas, que nunca sei muito bem quais é que fazem parte do top. Portanto sem nenhuma ordem em específico:

1. Hunger Games Livros

YA (young adult) a resvalar para a ficção científica é um estilo que definitivamente gosto muito. Não é um tipo de escrita extraordinária, mas agarra e deixa-nos presos, sobretudo por nos transportar para um mundo paralelo num futuro pós-nuclear e ainda misturar romance.

Os Jogos da Fome.jpg

2. Divergente

Quando me perguntam se gosto mais de THG (The Hunger Games) ou Divergente nunca sei responder e dou respostas diferentes consoante a fase (se algum dia alguém cruzar as minhas respostas há-de pensar que sou maluquinha porque ou digo que prefiro THG, ou digo que gosto dos dois ou digo que prefiro Divergente). Portanto, não há resposta consensual. Gosto mais do romance e da dinâmica no Divergente. Gosto mais do fio condutor e do desfecho nos THG. Estando numa categoria muito semelhante, as comparações são óbvias.

okokokok.png

3. A Rapariga que roubava livros

Gostei da história, mas gostei sobretudo da escrita e da criatividade. Caramba, mesmo bom. A maneira como Markus Zusak escreve deixa-me sempre com muita inveja. E a forma como vai interligando os vários acontecimentos e pondo a Morte a narrá-los faz com que seja um livro um bocadinho fora da caixa. Não é só um livro com uma história comovente sobre a Segunda Guerra Mundial.

a rapariga que roubava livros.jpg

4. A culpa é das estrelas

Dizer que é um livro sobre dois adolescentes com cancro apaixonados em que no final ele morre, deixa o livro muito aquém daquilo que o livro realmente é. Parece uma coisa muito cliché, vagamente similar com Nicholas Sparks, mas não é. Nem lá perto. A escrita, a sucessão dos acontecimentos, as personagens... Tudo isso no fundo é o que dá piada à história. A maneira como as personagens interagem é um dos pontos fortes do livro, aliado ao sentido de humor e originalidade do autor. Muito bom.

a_culpa_e_das_estrelas.jpg

5. Meu pé de Laranja Lima

Para quem não gosta de finais tristes, fazer uma lista dos cinco livro favoritos e acabar com quatro com finais tristes é um nada paradoxal... Li este livro aí com uns 12 anos a primeira vez e entretanto já o voltei a ler. Fico sempre com um aperto a pensar: "Porquê? Porque é que isto acaba assim?". È uma história bonita e comovente, ao mesmo tempo que a narrativa vai sendo feita com aquele jeito típico brasileiro.

image (1).jpg

 

18 comentários

Comentar post