A melhor mousse de chocolate é minha
Este blog em termos de temáticas é um bocadinho esquizofrénico, convenhamos. Um dia falo sobre correr, noutro dia falo sobre mousse de chocolate. Mas eu gosto de comer. Muito. E agradeço muito por nunca ter sido obrigada a fazer restrições alimentares. Como tudo o que quero sem grandes pesos na consciência (às vezes, outras vezes os remorsos abatem sobre mim e penso que estou a caminhar para uma velhice cheia de doenças associadas a uma má alimentação).
Seria muito egoísmo não partilhar convosco a melhor mousse de chocolate, que por acaso é minha. Nada pretensioso... Esta receita nunca falha comigo. Quando vai gente lá a casa e quero fazer uma coisa simples q.b. e alimentar o meu ego é fazer mousse de chocolate.
Vamos a isto.
Ingredientes
6 ovos
100g de açúcar
200g de chocolate de cozinha
200g de manteiga
Só pelos ingredientes percebe-se logo que isto é a coisa mais simples do mundo, sem precisarem de ir comprar ingredientes a lojas manhosas e desconhecidas.
Modo de preparação
- Partir o chocolate em quadrados e dividir a manteiga em porções pequenas. Colocar tudo no mesmo recipiente. Levar ao microondas cerca de 2-3 minutos repartidos em intervalos de 1 min. Eesta parte é importante. Já coloquei 3 min seguidos e o recipente queimou-se, mas o chocolate não ficou totalmente derretido. O melhor é colocar 1 min de cada vez, mexer e voltar a colocar no microondas até perfazer cerca de 3 min e estar completamente derretido. Misturar até se obter uma mistura homogénea.
- Separar as claras das gemas.
- Bater as gemas com o açúcar até obter um preparado homogéneo e de cor amarela clara.
- Juntar o preparado de chocolate às gemas batidas com o açúcar e misturar com uma colher ou a batedeira numa velocidade baixa.
- Bater as claras em castelo. Adicionar um pouco de sal (muito, muito pouco) antes de bater, para que estas fiquem mais consistentes (este passo não é obrigatório, mas faz a diferença).
- Adicionar as claras ao preparado do chocolate e das gemas SEM bater com a batedeira, misturando apenas com uma colher.
Por último colocar numa travessa, em taças,... e pôr no frio para ficar consistente.
Fica qualquer coisa entre o muito bom e o espetacular. Já repeti vezes sem conta, toda a gente gosta.