Uma paixão chamada livros #20
20. Sequela que nunca deveria ter sido impressa
Esta foi a primeira pergunta em que tive um bloqueio. Pensei tanto, mas tanto nela. Pensei em todas coleções que já li ou em todos os livros que deram origem a uma sequela e nada. Até que em última instância obriguei-me a recorrer a um livro que li muito recentemente: “Quatro”. Acho que é o que cabe melhor nesta categoria, apesar de ter gostado de o ler.
Ao longo da trilogia Divergente vamos vendo tudo o que se passa aos olhos de Tris, quando chegamos ao último livro da trilogia, Convergente, vamos tendo um visão bicéfala. Vemos o que se passa aos olhos de Tris e Quatro. E eu gostei muito dessa incursão à mente do Tobias. Permitiu-me compreender com maior plenitude a personalidade dele.
Quatro, o livro, promete desvendar o passado de Quatro, mas no fundo, não desvenda nada. E é por esse motivo que tem lugar na pergunta 20. Gostei muito de o ler por ser narrado por Tobias, mas não me trouxe nada de novo. Tudo o que se passa já vinha narrado na trilogia principal. Mesmo o processo de escolha da fação ou de iniciação já nos tinha sido dado a conhecer em alguma parte da trilogia. Fora isso gostei do livro.